Deputado Fernando Pereira tem projeto aprovado para garantir prioridade no atendimento a pacientes com câncer em Alagoas

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei Ordinária nº 1336/2025, de autoria do deputado estadual Fernando Pereira, que garante prioridade no agendamento de consultas, exames, tratamentos e procedimentos médicos para pessoas com suspeita ou diagnóstico de câncer em todo o estado.

A proposta representa um importante avanço na defesa dos direitos dos pacientes oncológicos, ao buscar reduzir o tempo de espera entre a suspeita da doença, a confirmação do diagnóstico e o início do tratamento. O projeto determina que a prioridade seja aplicada tanto nos serviços públicos quanto nos estabelecimentos privados de saúde, incluindo clínicas, hospitais e centros de diagnóstico.

Para Fernando Pereira, a medida reforça a necessidade de um atendimento mais ágil e humanizado para quem enfrenta uma das doenças mais graves da atualidade. O parlamentar destacou que, em casos de câncer, cada dia pode fazer a diferença no sucesso do tratamento e na qualidade de vida do paciente.

O texto aprovado também estabelece que as unidades de saúde deverão adotar medidas para garantir a prioridade nos atendimentos e informar, de forma clara e visível, sobre esse direito aos usuários. A iniciativa busca assegurar que os pacientes tenham acesso facilitado aos serviços necessários para o enfrentamento da doença.

Com a aprovação em plenário, o projeto segue agora para as próximas etapas do processo legislativo. Fernando Pereira comemorou o avanço da proposta e ressaltou que a medida representa mais proteção, dignidade e respeito às pessoas que lutam diariamente contra o câncer em Alagoas.

Deixe um comentário