Na manhã desta segunda-feira, a Secretária Municipal de Assistência Social e Direito à Cidadania, Janaina Matias, juntamente com as assistentes sociais Cintia Cecília e Rosi Simão, realizaram uma visita técnica à Instituição Comunidade Gênesis – COMUGE. O objetivo da visita foi verificar o cumprimento das condicionalidades necessárias para o funcionamento desta importante instituição.
Essa rotina faz parte das exigências do Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A visita foi conduzida pelo coordenador, Márcio Souza, e pela assistente social Layane Almeida.
O acolhimento de pessoas com problemas relacionados ao álcool e outras drogas é uma política interdisciplinar, e a Assistência Social desempenha um papel fundamental na garantia dos direitos sociais desses usuários. Além disso, a Prefeitura Municipal reconhece a importância do trabalho realizado pela Comunidade Gênesis em Campo Alegre e mantém uma parceria constante, oferecendo suporte, serviços e profissionais quando necessário.
A Comunidade Gênesis é uma comunidade terapêutica com capacidade para acolher 50 adultos do sexo masculino. Durante sua estadia na instituição, os residentes participam de atividades de rotina e oficinas de trabalho, esportivas e educacionais, recebem atendimento de saúde quando necessário e têm acompanhamento com psicólogos e assistentes sociais. Essas ações demonstram o compromisso da comunidade e da prefeitura em promover o bem-estar social e a reabilitação desses indivíduos.