SEMED promove palestra sobre saúde mental em alusão ao Setembro Amarelo

Nesta sexta-feira, 12 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio da sua Equipe Multiprofissional, realizou um momento especial de aprendizado e reflexão no Centro de Educação Infantil Professora Maria José Vieira da Costa Silva. A iniciativa teve como objetivo valorizar a saúde mental e conscientizar sobre a importância do tema, em alusão à campanha nacional “Setembro Amarelo”.

As psicólogas Tamara Suene e Elenilda Gomes conduziram uma palestra voltada para docentes e demais funcionários da unidade escolar, ressaltando a relevância do cuidado emocional, do autocuidado e da escuta ativa como práticas essenciais para o bem-estar no ambiente profissional e pessoal. O encontro foi marcado por diálogos abertos e orientações para que cada participante pudesse refletir sobre a importância de cuidar de si e do outro.

A campanha Setembro Amarelo, criada em 2015 pelo Centro de Valorização à Vida (CVV), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), busca conscientizar sobre a prevenção ao suicídio. O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha se estende durante todo o mês e ao longo do ano. Em 2025, o lema escolhido é “Se precisar, peça ajuda!”.

Falar sobre saúde mental é essencial não apenas para prevenir situações de risco, mas também para promover qualidade de vida, equilíbrio emocional e condições para que os profissionais possam desempenhar suas funções de maneira saudável e motivada. Desmistificar o assunto é um passo importante para encorajar pessoas em sofrimento a buscar apoio e encontrar caminhos para seguir em frente.

O encontro reafirma que cuidar de quem cuida é uma prioridade. Ao promover esse tipo de ação, a SEMED fortalece o compromisso de valorizar os profissionais da educação, garantindo que estejam emocionalmente bem para continuar cumprindo a missão de educar com dedicação, sensibilidade e amor.

Deixe um comentário